segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Sto Domingo de La Calzada - donde cantó la galina después de asada!

Faltam 542Km até Santiago.. no entanto, já fiz 207 Km a pé!!! (180 desde Roncesvalles + 27 desde Saint Jean Pied de Port na França) Nem eu acredito.. ontem quando fiz as contas me apercebi que já tenho a Compostela de Peregrino - o título que é dado ao peregrino que consegue fazer 100km do Caminho.. Na verdade, já venho sentindo a humildade, força e confiança de peregrino desde a sexta etapa.. tanto que agora faço 27 ou 22km por dia, como se fosse uma coisa comum há muito tempo.. amanha começa a décima etapa!


Agora estou em Santo Domingo de La Calzada, uma vila construída no meio do Caminho por Santo Domingo que também ficou conhecido por construir uma ponte e uma calçada até Nájera, o povoado de onde vim hoje.. esta vila também é conhecida por uma lenda parecida aa do Galo de Barcelos em Portugal.. conta a estória que uum casal de peregrinos alemaes e seu filho, passaram por aqui quando uma "chica" da vila se apaixonou pelo filho deles.. como este nao quis nada com ela, ela colocou uma moeda de ouro em suas coisas e acusou-o de roubo.. o coitado foi julgado e enforcado.. mesmo assim seus pais seguiram ate Santiago e na volta aa Alemanha passaram por aqui novamente.. por absoluta surpresa viram seu filho ainda vivo sendo segurado pelos pés pelo Santo.. quando se dirigem ao corregedor da vila, este afirma que o seu filho está tao vivo quanto as galinhas assadas que esta comendo.. no mesmo momento as galinhas começaram a carcarejar e ciscar em cima da mesa.. quanto aa lenda, nao sei se eh verdade.. mas o certo eh que na igreja da cidade ha um galo e uma galinha vivos em frente da imagem de Santiago.. e eles dizem que trocam todos os meses animais por outro casal, sempre brancos.. e que eh a unica igreja no mundo que existe um animal vivo ao lado dos santos.. se souberem de outra, me avisem ;)

R

4 comentários:

CollECTeR Iberoamérica 2008 disse...

Pero es que ¿llevas el turbo puesto? A esa velocidad te tenemos de vuelta mas pronto de lo previsto.
Cuidarte, y no bajes la guardia que los tendones no son de goma.
... me voy a tomar un curso de portugués :-)
Besos
Emilia

pato disse...

Te cuida!!!!!
Bjo,
Pato :)

pato disse...

e muito ex ex ex sogra e nada p minha msg, ne danado?! Esqueceu q sou ciumenta?! :PPP
;)))))

José Patrício... De Aracaju SE disse...

Eta que peregrino corajoso este meu filhão. Encontrou até um lugarzinho parecido com sua terra natal, isso foi saudade sabia? Aqui em casa está uma farra: Parada,Rose e os meninos estão esses dias conosco pois a casa deles está em reforma. estão mandando bjinhos.Não esqueça que não está sozinho estamos te acompanhando.Deus te abençoe Pat, sinta-se abraçado por sua mommy. Te amo , Neidinha.