quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Belorado - San Juan de Ortega - Agés

Comecei a caminhar bem cedo, pelas 6h.. logo na saída de Belorado, com a escuridão e somente com a luz da lanterna, tive dúvida numa encruzilhada e não peguei a estrada que tinha uma placa indicando rua sem fim.. depois de uns 100m, desconfiei se estava na rota certa mas como vinha um peregrino atrás de mim, mantive a direção.. passados uns 300m e sem enxergar mais nenhum sinal, nem mesmo indicando que estava na direção errada, resolvi abrandar o passo e falar com o peregrino que me seguia.. na verdade, era uma peregrina, italiana, que já tinha encontrado antes em Nájera - a Valeria.. para minha surpresa, ela vinha sem lanterna e confiando em meus passos ;) rimos um bocado e voltamos à esquina da rua sem fim.. afinal, aquele era o caminho certo..



Não sei se era porque estava na companhia duma italiana, ou mesmo pela paisagem bucólica, o certo é que me lembrou bastante a regiao de Toscana, na Italia, onde passei umas ferias inesqueciveis com a Patrícia Antuña (Pato, a ciumenta! ;), a Tónia, a Francesca e o Ale..








Em um povoado chamado Tosantos, passei por uma rua chamada Santa Cecília e lembrei logo da prima Ana Cecília e tirei esta foto.. a seta e o sinal da concha (vieira) indicam que o Caminho passa por ali..





No início da subida para Villafranca Montes de Oca, já notamos a vegetação mais densa e a Valeria me chamou a atenção de umas flores de cor lilás que na Itália chamam Érica.. lembrei logo da Érica Damásio (minha primeira namorada) e da Erika Broedersen (la Abuela).. esta foto sao pra voces :)



Passamos também por outros tipos de vegetação e plantas que me lembraram a floresta lauri-silva da Ilha da Madeira..














Quando já baixávamos os Montes de Oca, cruzamos por vários ciclistas e também por umas aberturas na mata a qual supomos que seria para o fluxo de brigadas anti-incêndio..











Encontramos outros peregrinos conhecidos quando passamos por San Juan de Ortega.. entre eles, a Mercè e o José Lázaro (ou o The Flash, também conhecido como o Correio do Caminho, pois como saía mais tarde que todos e chegava sempre entre os primeiros, passava pela maioria dos peregrinos que faziam a mesma etapa e ia dando "notícias" de quem conhecíamos.. )


Finalmente chegamos a Agés.. como podem ver, um belo povoado que parece até tirado de filme do velho oeste americano.. desta vez adiantei alguns kilômetros aos que os guias punham ..

Por curiosidade, nesta aldeia vivem somente 51 pessoas e parecem que todas estavam no bar do albergue naquela noite ;)

Por sua vez, como também éramos poucos no albergue, a Mercès foi chamar um a um para jantarmos juntos naquela noite.. e o menu do peregrino em boa companhia sabe sempre melhor..

R

Nenhum comentário: