sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Estella-Lizarra-Los Arcos

Esta foi a segunda vez que partir quando ainda era noite.. saí de Estella pelas 6h40 e jah havia uma fila de peregrinos passando pela frente do albergue que vinha de outro no centro da cidade.. a chuva que parecia que daria uma trègua, continuo no meio do Caminho.. o que nao tirou a oportunidade de contemplar as belas vilas romanas que encontrei pelo Caminho..



A surpresa do dia - que jah nao era tao surpresa assim, pois fizemos um desvio de 2km no Caminho pra passar aqui - foi encontrar esta fonte de água e vinho no meio do Caminho.. de um lado vinho, do outro água.. parecia genial passar aqui, pegar um pouco de vinho e refrescar o corpo e a alma pelo Caminho.. mas na verdade, desconfiamos um pouco dessa benevolencia quando vimos o horário da fonte que funciona somente nos horarios laborais.. ocorre que, excepcionalmente, no albergue de Estella todos os peregrinos deveriam sair antes das 7h (nos outros, até agora, o horário de saída tem sido às 8h).. assim, quase todos os últimos peregrinos passam pela fonte por volta das 7h30, pois a fonte está a menos de 2km do albergue.. por isso, muitos poucos devem realmente aproveitar a fonte aberta.. de qualquer forma, vocês podem observar numa Camera Web os peregrinos que passem por lá entre 7h e 19h e comentar o que eu disse..







Nesta etapa também experimentei pela primeira vez um longo percurso sozinho e sem passar por nenhum povoado de beira de estrada.. jah sabia desse trecho de 12km sem nada e me precavi com alimentos e agua.. aqui o filosofo que vive dentro deste peregrino que vos fala começou a se mostrar.. espero ter tempo para escrever sobre isso algum dia..

No meio do Caminho, havia um espanhol.. descansando o joelho e aproveitando pra lanchar tambem.. era o Carlos, de Madri.. já tinnhamos conversado noutro dia e veio me confessar que depois que conheceu o Brasil, sente-se tambem um pouco brasileiro.. não foi a primeira vez que escutei isso de um estrangeiro ;)





Esqueci de comentar uma coisa.. Em Estella, ontem, passou uma coisa engraçada.. na missa dos peregrinos haviam alguns seminaristas fazendo o lava-pes dos peregrinos.. quando um deles se aproximou de um dos espanhois que estavam conosco, deu meia-volta e enviou outro seminarista.. o espanhol quando se apercebeu que haveria lava-pes, tambem deu meia-volta e saiu da igreja.. o motivo: os pes do nosso amigo estavam azulados e as unhas pretas pelas meias escuras que tinha usado na chuva e desbotado nos pes.. foi gargalhada geral pra ser comentada no albergue ateh a hora de dormir.. pontualmente aas 22h ;)



Chegando em Los Arcos, é chegada a hora de descansar da mochila e até cochilar no colo dos outros ;)





R

Nenhum comentário: