domingo, 30 de setembro de 2007

em Finisterre..

Ao chegar em Finisterre fui direto ao albergue, peguei o certificado que caminhei até Finisterre (o “fim do mundo”), e esperei os meninos para seguirmos até o Cabo de Finisterre.. deixei alguma coisa para “marcar” a cama e seguimos caminhando com as mochilas nas costas.. um pouco mais vazias, mas com as mochilas.. enquanto esperava o Pupilo e a Mascote, troquei sms com o Damien, que ficou me esperando no Cabo.. 

Quando vi o Cabo pela primeira vez, ao chegar em Finisterre pela praia, havia uma grande nuvem negra no seu cume.. naquele momento que retomamos o Caminho, o cenário era o mesmo.. a nuvem continuava pousada sobre o Cabo, o que nos deixou receoso sobre a queda de um temporal na ida ou na volta..  sentíamos somente vento forte e frio.. no entanto, como já nos sentíamos verdadeiros peregrinos, não nos abalou em nada..


Num dos extremos do Cabo, fizemos juntos um dos rituais realizados por peregrinos no fim do Caminho: queimar alguma coisa que fosse importante para cada um.. que relembrasse uma passagem.. que simbolizasse algo de valor, de superação, de passagem, de transgressão, ou, de falta de valor, etc. 

Portanto, queimei alguns objetos que guardei no caminho para esse propósito.. entre eles, a gaze da atadura que a médica (de sobrenome Erro) tinha feito em mim no primeiro dia do Caminho.. para mim, representava todas as dores do Caminho.. tanto físicas, como espirituais e psicológicas.. mentalizei muitas coisas boas pro futuro, muitas lembranças boas do passado, a auto-motivação que tive que criar no meio do Caminho – enfim, o Recomeço!



Ocorreu também uma coisa engraçada: as duas meninas mais místicas ou “espirituais” que encontrei pelo Caminho, às quais chamava de Brujita I e II falaram comigo naquele exato  momento.. seria mais outra casualidade do Caminho?

Almodena, a Brujita I ;), ligou-me pois sabia que eu poderia estar já em Finisterre.. e Ana, a Brujita II, ligou ao Pupilo que me passou o telefone quando eu falava com a Almodena.. foi muita energia junta, com uma Brujita num ouvido e a outra no outro..

Maktub!

R

Nenhum comentário: