quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O Cebreiro - Samos

Acordei cedo, me despedi do grupo de espanhóis e segui o Caminho sozinho.. estava muito frio e acelerei o passo para me aquecer mais depressa.. pus os fones de ouvido e segui pelo lado da esstrada nacional até um bosque que levava ao Alto do Poio (alto do frango, em galego) com 1334m de altura..

Após subir uma dura encosta, cheia de pedras e peregrinos cansados, cheguei a um bar no final da subida que estava cheio de peregrinos.. ali parei para tomar o cafe da manha e logo chegou o Charlie que tambem parou para esperar o grupo.. decidi esperar tambem e depois que todos comeram, seguimos juntos..

No bar passou tambem o Paulo e encontrei o Damien com um casal de franceses.. este praticamente convenceu a mim e ao Pedro a fazermos um desvio de quase 5km para dormirmos num monasterio beneditino (fundado pelo proprioSao Bento) no seculo VI.. em seguida, convencemos tambem ao Charlie e às meninas tambem..

O desvio foi tambem compensado pelas belissimas paisagens de bosques e vales cultivados por peras, uvas, aboboras e hortifrutos..

Quando estavamos em Triacastela, juntou-se ao grupo o Manolo, um "chico raro" de Valencia que jah tinha encontrado o grupo antes..

Como fizemos 31km, e demoramos nas paradas, chegamos pelas 18h no albergue do monasterio.. ali, estava o Damien me esperando e veio logo dizer o horario da ultima visita guiada (às 18h30).. tomei um banho rapido e segui para o claustro do monasterio, onde iniciamos a visita..

À noite o jantar foi muito bom, como tem ocorrido em todos restaurantes galegos até agora..