sábado, 1 de setembro de 2007

Burgos - Hontanas

Depois de um dia parado em Burgos, paradoxalmente, meu corpo parecia estar mais cansado do nos outros dias de caminhada.. apesar de estar num Hotel de verdade, com lençóis (e nao o saco de dormir) não acordei tao descansado assim..




Acordei cedo e parti pelas 7h31, com as luzes da cidade ainda acesas..







Ao contrário da entrada leste, a saída oeste de Burgos era bastante bonita com monumentos e detalhes nas calçadas que sempre lembravam aos peregrinos que estávamos no Caminho certo..













Em Tarrdajos, Rabé de las Calzadas e Hornillos del Camino notava-se a acentuada herança romana nas construções das casas, capelas e igrejas..











Fiz esta etapa do Caminho sozinho.. com bastante sol e algumas paisagens bucólicas.. encontrei com pastores a pé, cachorros e até com mulas..











O livro-guia em espanhol que levei (e tambem os mapas em ingles que Cristina e Ze Luis me presentearam) diziam para fazer a etapa até Castrojeriz (38km).. mas por prudencia, e cansaso mesmo, fiquei em Hontanas depois de caminar cerca de 30km.. após alguns poucos sinais na imensidão daquela paisagem, cheguei ao povoado de "cowboys"..



Até encontrei um peregrino que fazia o Caminho a cavalo.. ele tinha parado pra fumar um charuto no bar do albergue e também para descansar seu Alazão.. perguntou-me se eu era australiano, pois ouviu eu questionando se ali tinha se hospedado o Lindsay.. após alguma conversa, disse-me também que anda cerca de 50km por dia e é muito mais difícil encontrar lugar para o cavalo descansar do que para ele proprio.. o que vem a ser ironico quando pensamos no auge do Caminho, durante a Idade Media pelos séculos XII e XV..



R

Nenhum comentário: